O que são Smart Leads e como atraí-los para o seu negócio?

Postado em: 13/02/2023

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Quando você delimita qual o tipo de cliente ideal para o seu negócio, você consegue entender quais são os passos para satisfazer a saúde financeira da sua empresa e as exigências do seu cliente, correto?

E quando você consegue aqueles leads que eram os esperados na sua lista de ICP? São eles que chamamos de Smart Leads. Entenda melhor abaixo. 

Smart Leads: o que são?

Os leads que correspondem a todas as suas expectativas de cliente ideal são chamados de Smart Leads e são eles que podem fazer o seu negócio prosperar da forma mais esperada. 

Entretanto, você deve imaginar que encontrar e ser encontrado por esse público não é tarefa fácil, e para isso você precisa investir em alguns pontos. Confira abaixo 4 fatores que listamos para você se atentar e aumenta suas chances de encontrar seus smart leads.

1. Investir em ferramentas

Utilize todas as ferramentas que estiverem disponíveis a seu favor, e são várias as que conseguem ajudar você no levantamento de dados dos seus futuros clientes.

É necessário que você dedique uma parcela de tempo a buscar por softwares que funcionem para você e que atenderão suas necessidades de encontrar seus leads. Como falamos, existem muitos disponíveis por aí, entretanto, grande parte são softwares estrangeiros.

Dessa forma, pedimos que você preste um pouco mais atenção e descubra se a plataforma encontrada funciona por completo no Brasil.

2. Entenda onde encontrar seus Smart Leads

Se você já conhece seu ICP, entender onde os seus leads ideais estão se torna mais fácil. Vamos supor que seu ICP é um SaaS, onde você acha que os encontrará com maior facilidade? Exatamente, em locais que falarão sobre elas! Um bom exemplo são os portais de startups ou buscando nas redes sociais empresas que sejam seu público-alvo.

Aqui, ter um time de prospecção outbound pode revolucionar sua forma de encontrar clientes ideais.

3. Crie uma lista de informações a serem coletadas

Aqui, é válido ter em mente que tudo dependerá do tipo de cliente que você deseja prospectar. Porém, existem algumas informações-base, das quais você pode incluir na sua lista na hora da coleta, como as seguintes:

  • Nome da empresa
  • Tamanho da empresa
  • Nome e cargo da pessoa com quem se está falando
  • E-mail
  • Telefone
  • LinkedIn da pessoa contatada e da empresa

Essas são apenas informações básicas, pois se você possui um time de pré-vendas treinado, eles saberão construir um rapport estratégico, onde conseguirão captar as intenções do lead e enriquecer a lista conforme o que se busca.

4. Faça o possível para entrar em contato com o decisor

Contatar os decisores é, muitas vezes, a parte mais difícil de todo esse processo. Isso é compreensível, pois pessoas em cargos de liderança possuem menos tempo disponível em suas agendas. Contudo, se você não consegue encontrar o decisor, não consegue também fechar uma venda. 

Por isso, entenda a fundo todas as pessoas que estarão envolvidas no processo de tomada de decisão. Geralmente, toma mais tempo contatar os decisores em empresas grandes do que pequenas, mas isso não é regra.

Orientamos que, para empresas pequenas, buscar os cargos C e até mesmo o CEO seja viável. Já em empresas maiores, diretores e gerentes são ótimas opções para encurtar o processo de compra. 

Veja que para atender todas essas etapas você dependerá de equipes muito bem construídas e treinadas, e suas chances de sucesso aumentam ainda mais ao poder contar com ferramentas inteligentes e intuitivas.

Gere Smart Leads com o Outbound Pro

Conseguir os leads ideais para o seu negócio não é uma tarefa fácil, e é por isso que contar com a ajuda de ferramentas poderosas de prospecção, como o Outbound Pro, facilita seu trabalho e economiza tempo, entregando maior assertividade.

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Até breve. 

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