Ter clientes que entendem o propósito do seu serviço e enxergam valor nele aumentam as chances da sua empresa ser bem-vista, e de estar na boca daqueles que se interessam por ela.
Quanto mais clientes satisfeitos você tem, melhor é para a sua empresa.
E você concorda que a chance desse cliente satisfeito ter sido um lead quente, ou seja, alguém que já buscava pelo seu produto, é grande?
É claro que isso não quer dizer que um lead frio não possa vir a ser um defensor da sua marca, mas pode ser um pouco mais difícil, porque o tempo de reconhecimento de marca pode ser maior.
Sendo assim, aplicar mais esforços na prospecção de leads quentes pode economizar o seu tempo.
Mas como fazer a prospecção de leads qualificados para a sua empresa? Confira 5 segredos.
1. Saiba qual é o seu ICP
Você já ouviu falar em ICP? Traduzido do inglês, Ideal Customer Profile, significa Perfil de Cliente Ideal. Ele é crucial para você entender qual é o público que você quer atingir.
Por incrível que pareça, muitas empresas não possuem conhecimento do seu público-alvo e da sua persona. Dessa forma, acabam tentando atingir todos os públicos, e não entendem que essa estratégia mais prejudica o negócio do que auxilia, fazendo com que você gaste mais dinheiro e mais tempo sem trazer resultados efetivos.
Ao definir seu público, você nicha seu negócio, aumentando a chance de prospecção de leads qualificados
2. Conheça a fundo os produtos e serviços que você oferece
Será que o seu time comercial, vendas e pré-vendas está completamente alinhado com os produtos e serviços do seu negócio?
Entendemos que, em um primeiro momento, eles estão; mas não podemos deixar de dizer que o aprimoramento constante é essencial para eles, pois quando se trabalha com isso de forma constante, o discurso pode acabar sempre sendo o mesmo, pois é uma forma de otimizar o tempo é até atender mais clientes.
Porém, na prática, isso pode acabar prejudicando a sua empresa e fazendo com que os seus clientes acreditem que a sua empresa é “mais do mesmo”.
Para que isso não aconteça, investir em treinamento é importante e garantirá que seus colaborados estejam completamente alinhados com as mudanças do seu produto.
3. Entenda quem são os seus concorrentes
Prospectar leads qualificados envolve muitos fatores, e um deles é conhecer os seus competidores. Afinal, o que eles estão fazendo que os diferencia perante o seu serviço?
A partir do momento que você os conhece, você pode traçar um plano para alavancar sua empresa e estar à frente deles.
Uma forma de fazer isso é por meio da estratégia TAM SAM SOM. Nela, você entenderá o seu mercado global e regional, e saberá o que deve ser feito para se destacar.
4. Tenha uma lista definida
Como falamos anteriormente, entender o seu público é essencial, principalmente na hora de criar uma lista com os seus leads.
Para atingir aqueles que você deseja, você precisa ter um script formulado onde você coletará dados importantes para decidir se a pessoa é um lead quente ou não.

Dentre as coisas que você pode incluir nessa lista, destacamos: nome; e-mail; telefone; cidade e região; cargo e setor onde atua; dúvidas e interesses que eles possuem quanto a sua empresa; quais as páginas que mais lhe chamaram a atenção e hábitos.
Monte a sua lista e adicione ao script de venda e pré-venda do seu time. Assim, suas chances de conseguir leads qualificados são muito maiores.
5. Crie e monitore as suas metas
É provável que você já tenha delineado quais são as metas da sua empresa, certo? Se você ainda não o fez, você está perdendo negócios!
Isso ocorre porque quando você não as tem, você não tem como direcionar as suas campanhas; e caso o faça sem saber onde quer chegar, você só estará atingindo todos os públicos, e deixando de alcançar quem você realmente tem certeza de que aproveitaria o seu produto.
Após metas definidas, é hora de começar a monitorá-las. Só assim você saberá se os planos de negócio estão dando certo ou não, e onde você pode reunir seus esforços para melhorá-los.
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