Quando você não tem o seu público segmentado, você acaba perdendo um tempo valioso e dinheiro, tentando vender par todos os tipos de públicos quando poderia estar sendo mais certeiro.
Nós sabemos que tempo e dinheiro são duas coisas das quais você não pode perder e, nesse sentido, a metodologia TAM, SAM e SOM atua como uma verdadeira aliada do seu negócio.
Confira.
Conheça a metodologia TAM, SAM e SOM
O TAM, SAM, SOM é uma metodologia plenamente conhecida, principalmente entre as startups. Juntas, formam uma espécie de subconjunto, onde SOM está inserido no SAM, que está inserido no TAM.
Essas siglas representam seções distintas de mercado, e com as informações nela contidas, será possível prever a demanda a ser gerada, auxiliando no seu planejamento estratégico de mercado.
Abaixo, falaremos de cada uma delas; continue conosco:
TAM (Total Available Market)
O TAM ou Total Available Market, traduzido do inglês, significa Mercado Total Disponível. Com essa métrica, você consegue obter a noção de receita total de mercado do seu produto ou serviço específico.
Para você criar o número do seu TAM, é preciso somar as receitas das empresas que atuam no mesmo mercado que você. (Você consegue isso facilmente puxando pelo CNAE em nossa plataforma).
Como aqui estamos falando de uma demanda global, os esforços a serem aplicados para explorá-la precisam ser grandes, certo? Tanto em distribuição de seu serviço ou produto quanto em suas vendas.
Nós sabemos que é muito difícil para a sua empresa conseguir atender todo o mercado, principalmente quando estamos mapeando uma margem tão ampla quanto a mundial. E como falamos no início desse artigo, você precisa conhecer o seu público para que você possa vender mais.
E é aí que entra o SAM.
SAM (Serviceable Addressable Market)
O SAM ou Serviceable Addressable Market, traduzido do inglês, significa Mercado Endereçável. Ele representa a parte do TAM que a sua empresa consegue, tanto a médio quanto longo prazo, atender.
Para isso, essa métrica considera como o seu mercado está se posicionando para o produto que você oferece e sua regionalização.
Esse processo torna a sua visão de mercado mais apalpável e fácil de estruturar suas estratégia para que ela seja escalável.
Sabemos ainda que essa fatia da metodologia TAM, SAM, SOM é ainda ampla, mas já lhe garante uma boa base para que você não fique tão perdido quando estruturar suas formas de se posicionar no seu setor.
E para ter uma métrica ainda mais realista, conheça o SOM.
SOM (Share of Marketing)
O SOM ou Share of Marketing, do inglês, Mercado Acessível, representa a fatia da qual você precisa se preocupar de maneira imediata, pois ele entrega a você informações valiosas que te permitem criar estratégias mais diretas e que tragam resultados a curto prazo.
O SOM é a fatia alcançável do SAM, que lhe entrega um valor aproximado de receita que pode ser atingível para o seu negócio e o seu poder de aquisição perante a sua realidade de mercado.
Essa análise considera a sua localização, concorrência, distribuição, os meios onde você vende seus produtos e oferece seus serviços, e tantos outros fatores necessários para alavancar sua empresa e fazê-la ter mais chance de realizar vendas.
Um fator muito importante para você ter essa métrica tão precisa é conhecer seu público-alvo e definir sua persona.
Por que conhecer o meu mercado é tão importante?
Se você é um decisor da empresa, você sabe o quanto os números são importantes. Ter uma empresa orientada a dados e números torna mais fácil a concretização dos projetos e a análise do que é prioridade ou não.
Tendo noção de onde você pisa, você economiza tempo e dinheiro investindo em situações que você sabe que, por conta da análise de mercado, não serão proveitosas, e aplica mais esforços e foco onde você sabe que deve fazê-lo.
Além disso, quando você conhece os dados e o cenário do mercado em que você está inserido, você demonstra credibilidade para aqueles com quem você deseja fazer parceria ou fechar negócio.
Você já entende a importância de conhecer o seu mercado e o quanto isso pode fazer maravilhas para o seu negócio. Agora, você saberá como classificar o seu TAM, SAM, SOM.
Como classificar o meu TAM, SAM e SOM?
Quando falamos na classificação do TAM, SAM e SOM, falamos de, basicamente, 2 formas: a Top-down e a Bottom-up.
Top-down
Essa forma é utilizada para o cálculo do TAM. Isso porque ela traz a análise maior de mercado, com dados provenientes de terceiros, que podem ser adquiridos por pesquisa e/ou organizações do seu setor.
Esses dados encontram-se geralmente disponíveis na internet.
Bottom-up
Para fazer a análise de dados nessa etapa, é preciso construí-los também de forma interna. Depois que você agrupa as informações coletadas na etapa anterior para o TAM, você está apto a elaborar o SAM e o SOM.
No Bottom-up, é necessário fazer um apanhado de todas as dificuldades que impedem que o seu negócio atenda o público total mapeado no TAM, e anotá-las.
A partir do entendimento delas, é necessário criar uma trilha de afazeres que ajudarão o seu negócio a ser mais competitivo e atingir, de fato, o seu público-alvo.
O OutboundPro oferece essa consciência de mercado para você
O conhecimento de mercado é aliado da estratégia de negócio de qualquer empresa. Compreender o setor em que atua é aumentar as chances de assertividade, qualidade de produtos a serem oferecidos e de ser referência para outras organizações do ramo.
Em nossa plataforma, você entenderá como você está perante o seu setor com a metodologia TAM, SAM, SOM. Entregamos o template pronto para você, onde você poderá colocar os dados e ter eles sempre em mãos para consulta a qualquer momento.
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